Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

O Momento com o Especialista desta semana fala sobre uma das etapas mais importantes do dia: a hora de dormir. Uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento da criança. Por isso, estabelecer as principais necessidades do bebê colabora para facilitar a vida dos pais e oferecer aos pequenos uma experiência mais agradável. Para auxiliar nesse desafio, a pediatra Rafaella Calmon responde a dúvidas de telespectadoras do programa sobre o assunto.

Pergunta: Minha filha vai fazer 4 anos e já vai pra escola. Gostaria de saber como faço pra que ela pare de dormir quando chega da escola, pois ela chega às 17h, dorme e não quer acordar. E ela dorme super bem à noite!

– Tânia.

Resposta: Tânia, ela deve estar chegando exausta e, do ponto de vista pediátrico, não há muito o que fazer. Se ela está dormindo bem à noite e se desenvolvendo bem, não tem mal algum em dormir cedo.

Pergunta: Olá! Meu filho tem dois anos e toda noite ele chora muito e sem motivo para dormir. O que devemos fazer?

– Mayara

Resposta: Estabeleça sempre uma rotina antes de dormir. Uns 10 minutos antes, já vai avisando que está chegando a hora de dormir. Acabaram os 10 minutos, leve-o para o quarto dele. Conte uma história ou relaxe com uma música e faça uma oração. Depois, deixe uma luz acesa, pode ser do abajur ou do corredor, e diga a ele que agora é hora de dormir. Saia do quarto e espere ele chorar. Volte ao quarto e repita o combinado. Não fique no quarto esperando ele dormir, pois isto não terá fim. Quando ele adormecer, mas acordar no meio da noite para ir até o seu quarto, retorne com ele até o quarto e repita o combinado. No início é bem difícil, mas em 1 mês de treino, tudo volta ao normal. Seja persistente!

Pergunta: Meu filho fará três anos no dia 30 deste mês. Eu nunca tinha tido problemas com ele em relação a dormir. Desde o primeiro dia, ele sempre dormiu a noite toda, e agora, faz uma semana que ele acorda às 4 horas e fica conversando sem nem pensar em voltar a dormir. E isso vai até umas 6 horas, o que está prejudicando, porque ele estuda pela manhã e não está acordando pra ir à escola. O que faço?

– Verônica Torres

Resposta: Verônica, quando ele acordar, não converse com ele. Diga que ainda é madrugada e que ninguém está acordado. Faça ele dormir novamente, sem ligar a TV ou qualquer aparelho eletrônico. Fique em silêncio. Repita este comportamento e ele voltará a dormir. Talvez nos primeiros dias demore um pouco mais.