Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

20170818193804_acontece-viola.jpg

Neste domingo (20/8), às 9h, a dupla Milionário e José Rico é homenageada no Viola, Minha Viola – Especial, na TV Cultura. A atração relembra as participações de grandes artistas que passaram pelo palco do Viola, Minha Viola ao longo dos 35 anos de história do programa.

Romeu Januário de Matos, o Milionário, é mineiro. Seu parceiro, José Alves dos Santos, nasceu em Pernambuco, mas foi criado na cidade paranaense de Terra Rica. Foi exatamente de lá que ele tirou o nome José Rico.

Os dois já tinham carreiras separadas quando se conheceram em São Paulo, por acaso, em 1968. Desse encontro surgiu a dupla e, para combinar com José Rico, Romeu resolveu adotar o nome artístico de Milionário.

Essa foi a primeira dupla a levar a música caipira para o outro lado do mundo. Em 1980, os dois atuam no filme Estrada da vida, representando eles mesmos. Na época, o filme foi vendido para vários países, incluindo a China. O sucesso foi tanto que a dupla foi convidada pelo primeiro ministro chinês a tocar em Pequim.

Entre suas músicas mais famosas estão Estrada da Vida, Do Mundo Nada se Leva, Sonhei com Você e Velho Candieiro. Além de Estrada da Vida, a música Sonhei com Você inspirou mais um filme baseado na vida deles, que trouxe nova interpretação da dupla.

Em 2015, José Rico faleceu, deixando um importante legado para a música caipira.