Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Série: Rarefeito

Neste sábado (5/8), o Cine Brasil estreia um compilado de três séries nacionais que retratam a nova dramaturgia brasileira seriada. A cada semana, Rarefeito, A Música da Minha Vida e Cidade Invisível ganham um novo episódio, exibidos sequencialmente na tela da emissora. As atrações inéditas vão ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura.

Rarefeito, primeira a ir ao ar, às 23h30, é uma série de drama familiar. Cristian, o protagonista, abandona a família para escalar o monte Everest e retorna para casa com câncer terminal. A trama se inicia justamente no retorno, após a escalada. É um drama sobre um personagem confuso, cheio de camadas, carismático e, ao mesmo tempo, violento. O retorno de Cristian traz à tona sua conturbada relação familiar e toda a situação socialmente instalada no Brasil: ele é o décimo quarto brasileiro a ter escalado o monte Everest e o primeiro negro dentre eles.

A seguir, à 00h, A Música da Minha Vida entra em cena. A história se desenrola no bairro do Candeal, em Salvador, na Bahia. A comunidade é marcada pela musicalidade, já que nela nasceu Carlinhos Brown e foi criada a Timbalada. Em meio a esse cenário de efervescência musical e desigualdade social, um grupo de adolescentes tenta se afastar do assédio de traficantes formando um grupo de axé music. Logo após a publicação de um vídeo amador na internet, a banda começa a fazer sucesso nacional, o que gera muita exposição à favela e, consequentemente, às ações dos criminosos que atuam na região.

Última do pacote, exibida à 00h30, Cidade Invisível é uma série de ficção que aborda as condições, as relações e as causas do trabalho análogo à escravidão no Brasil. O cenário para essa história é Nova Esperança, uma cidade fictícia no interior do Pará, famosa por suas praias de água doce. No entanto, por trás desse lindo ambiente e de uma aparente tranquilidade, esconde-se uma “cidade invisível”, que convive com o drama profundo do trabalho forçado e degradante. Cada episódio pode ser visto individualmente, pois narra a história de um protagonista. No entanto, todas as histórias se cruzam de maneira surpreendente no final.


Ficha Técnica

Rarefeito

Região: Sul

Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Marçal do Carmo e André Fernando Sturmer

Produtora: Diadorim Filmes e Beija Flor Filmes


A Música da Minha Vida

Região: Nordeste

Classificação indicativa: 12 anos

Diretor Geral: Jorge Felippe

Diretora de Cena: Gabriela Barreto

Produtora: Santo Guerreiro


Cidade Invisível

Região: Centro-oeste

Direção: Thiago Foresti e Renan Montenegro

Produtora: Forest Comunicação