Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Otávio Martins, apresentador, ator, diretor, dramaturgo e produtor

Neste domingo (23/7), a TV Cultura leva ao ar a primeira edição da temporada 2017 do Café Filosófico CPFL. A atração, que desde o último dia 25 tem apresentação do ator, diretor, dramaturgo e produtor Otávio Martins, ganha novidades como a estreia de um novo cenário e pacote gráfico. O primeiro programa dessa nova leva, intitulado O que consideramos uma sociedade justa?, tem a participação de Fernando Schüler e vai ao ar às 21h, na TV Cultura e no canal do YouTube.

Entre os palestrantes da Temporada 2017, estão o escritor moçambicano Mia Couto, o apresentador Marcelo Tas e os filósofos Andrea Faggion, Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé. A atriz Clarissa Kiste também participa de algumas edições com leituras dramáticas.

A série Visões da Justiça, com curadoria de Fernando Schüler, abre a nova safra de episódios. Diante de uma democracia polarizada e críticas exacerbadas por todos os lados, fica a pergunta: quais são os grandes temas que definem o debate político hoje? Nessa série, três filósofos revisitam grandes pensadores políticos e ampliam a reflexão sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade, sociedade e estado.

Por princípio, uma sociedade deveria ter como um de seus pilares fundamentais a justiça social. Para uns, ela assegura liberdades e direitos. Para outros, significa a distribuição de riquezas. Há ainda quem defenda que ela proporciona condições básicas para o desenvolvimento individual. Será que existe um consenso sobre o que é justiça? O filósofo e cientista político Fernando Schüler recorre a Rousseau, Friedrich Hayek e John Rawls para pensar sobre o que é considerada, afinal, uma sociedade justa.

Sobre o Café Filosófico

O Café Filosófico CPFL é palco para muitos educadores, psicanalistas, filósofos, artistas, historiadores e cientistas sociais que aceitam o desafio de dissertar, ao lado de uma plateia atenta, sobre os mais variados temas. Proporcionados pelo programa, os encontros abordam anseios pessoais e questões coletivas da sociedade contemporânea.