Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Que tal relembrar as aventuras do X-Tudo? Nesta terça, a série completa 25 anos desde sua primeira exibição! Para comemorar, o perfil da TV Cultura no Facebook vai transmitir um episódio do seriado de 1992, hoje (11), às 18h.

Sobre o programa

X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido semanalmente pela TV Cultura. O ator Gerson de Abreu e o boneco X, criado e manipulado por Fernando Gomes, apresentaram a primeira edição do programa.

Episódios sobre física, cultura e até um quadro com dicas de gastronomia para crianças fazia sucesso nas tardes da TV.

Com o passar do tempo, o programa teve seu elenco alterado, com a participação dos atores Márcio Ribeiro, Norival Rizzo, Joyce Roma, a entrevistadora mirim Fernanda Souza e o repórter Henrique Stroeter.

Curiosidades

A série utilizava uma linguagem moderna e bem humorada para dar sugestões culturais e de lazer que normalmente não eram divulgadas pela mídia.

Com meia hora de duração, o programa também trazia uma série de pequenos quadros fixos, alguns comandados pelo boneco X, com chamadas que serviam para divertir e despertar o pensamento lógico das crianças.

Os episódios também apresentavam informações sobre a literatura infantil. Em um quadro apresentado pelas atrizes Fernanda Souza e Raquel Barcha, que interpretava a atriz Sherazade, contavam trechos e livros sem nunca revelar o final. O ator Marcelo Mansfield apresentava o quadro “Você Sabia”, com curiosidades científicas. A fórmula deu tão certo, que o seriado ficou uma década inteira no ar.

O manipulador do boneco X

Curiosamente, Fernando Gomes também manipulou o boneco do Garibaldo, em 2007, o Júlio do Cocoricó e os personagens do Castelo Rá-Tim-Bum: Gato Pintado, Ratinho Fura Bolo e o Relógio.