Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acontece

Maju Sanchez
Maju Sanchez Luiz Hirschmann e Raquel Bertani, apresentadores de Campus em Ação

Com o intuito de difundir nacionalmente o perfil acadêmico das nossas universidades, a TV Cultura estreia, neste sábado (18), o programa Campus em Ação. Voltada ao público jovem, a faixa apresentada por Luiz Hirschmann e Raquel Bertani exibe produções audiovisuais assinadas por alunos de graduação e pós-graduação de faculdades brasileiras. A atração será exibida aos sábados, às 10h.

Campus em Ação é um dos poucos programas da TV aberta que oferecem espaço para divulgar a produção em audiovisual realizada por alunos das universidades brasileiras. Suas propostas estão centradas em estimular estudantes e professores a utilizarem a televisão como um método de comunicação e difusão de conhecimento.

O programa mostra, em especial, as particularidades de cada universidade com intuito de incentivar a prática de trabalhos multidisciplinares e pesquisas acadêmicas nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Assim, torna-se possível resgatar, preservar e propagar a diversidade da produção intelectual interna desses ambientes, além de valorizar os novos talentos.

Em 24 minutos de Campus em Ação, temas diversos entram em foco sob a ótica destes estudantes. O programa conta com a parceria das seguintes faculdades e universidades: IPEP, São Judas Tadeu, UNIFAE, UNIMEP, UNISANTOS, ECA-USP, Anhembi Morumbi, FGV, Mackenzie, PUC, FAPCOM, UERN.

No primeiro episódio, a atração exibe o documentário Eva Furnari - Histórias e Ilustrações. Considerada uma das precursoras dos livros com imagens sem palavras no Brasil, Eva Furnari criou dezenas de personagens e narrativas, em preto e branco ou colorido, que encantam não só as crianças. Por meio de depoimentos de amigos, críticos literários e especialistas em literatura infantil, o documentário apresenta a obra da escritora e ilustradora.

A produção foi realizada em 2015 pelos alunos do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, Adriana Andreu, Amandha Rossette, Caroline Povoleri, Iule Karalkovas, Luiz Carlos Lima, Marcella Bertini, sob orientação de Eliane Basso.